Covid-19: setor solar mapeia cenário e já avalia soluções
O setor fotovoltaico brasileiro já avalia os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 pelo mundo e busca estratégias para se adaptar ao novo cenário. É o que aponta pesquisa da consultoria especializada Greener. Dos participantes do questionário, 79% informaram que adotaram home office para grande parte das ações, por exemplo, e 19% pretendem fazer isso. O levantamento foi feito entre os dias 14 e 24 de março, com 541 empresas do segmento, de todas as regiões do país, e mapeou os principais desafios deste momento. Um deles, apontado por metade dos ouvidos, é o de tentar superar os impactos da variação do dólar no valor dos equipamentos importados.
Sugestões
Além do home office, para segurança dos funcionários nas funções em que isso é possível, a Greener ainda sugere às empresas dos vários ramos da cadeia fotovoltaica:
√ Identifique os principais riscos e trace alternativas para mitigá-los;
√ Mapeie os custos fixos e variáveis da empresa, buscando otimizar gastos;
√ Negocie prazos e condições de pagamento;
√ Em projetos de longo prazo (grande porte), os maiores desembolsos podem ser flexibilizados em busca de um melhor momento de mercado,
√ Verifique com seu fornecedor eventuais problemas de abastecimento que ele possa ter;
√ Fortaleça sua marca: aproveite o momento para inovar sua comunicação;
√ Busque formas de apoiar seu público;
√ Fortaleça seu time: invista em treinamentos, deixe sua equipe mais eficiente para o pós crise;
√ Na menor suspeita de contaminação, deixe o colaborador em quarentena: é melhor um infectado do que toda a equipe.
Mais dados
Ainda em relação às preocupações, 71% das empresas participantes alegaram já ter perdido algum negócio durante a pandemia e 83% notaram alguma redução na procura por projetos. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), porém, mesmo com a atual crise, a projeção para o segmento continua sendo de crescimento este ano no país, ainda que em ritmo menor. É importante ressaltar que a energia solar gera redução de até 95% nos valor da conta de luz e sua instalação pode ser uma boa alternativa em momentos de crise.
FONTE: WEBRAZIL