• Home
  • A Empresa
  • Projetos
  • Orçamento
  • Contato

Blog Post

0 Comment

ANEEL amplia possibilidades para micro e minigeração distribuída

26 nov 2015
admin
ANEEL amplia possibilidades para micro e minigeração distribuída

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (24/11), aprimoramentos na Resolução Normativa nº 482/2012 que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor instale pequenos geradores (tais como painéis solares fotovoltaicos e microturbinas eólicas, entre outros) em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local com objetivo de reduzir o valor da sua fatura de energia elétrica.

 

Segundo as novas regras, que começam a valer a partir de 1º de março de 2016, será permitido o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, denominando-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 quilowatts (KW) e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW (sendo 3 MW para a fonte hídrica), conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes. De acordo com as novas regras, o prazo de validade dos créditos passou de 36 para 60 meses, sendo que eles podem também ser usados para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular situadas em outro local, desde que na área de atendimento de uma mesma distribuidora. Esse tipo de utilização dos créditos foi denominado “autoconsumo remoto”.

Outra inovação da norma diz respeito à possibilidade de instalação de geração distribuída em condomínios (empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras). Nessa configuração, a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores.

A ANEEL criou ainda a figura da “geração compartilhada”, possibilitando que diversos interessados se unam em um consórcio ou em uma cooperativa, instalem uma micro ou minigeração distribuída e utilizem a energia gerada para redução das faturas dos consorciados ou cooperados.

Com relação aos procedimentos necessários para se conectar a micro ou minigeração distribuída à rede da distribuidora, a ANEEL estabeleceu regras que simplificam o processo: foram instituídos formulários padrão para realização da solicitação de acesso pelo consumidor.  O prazo total para a distribuidora conectar usinas de até 75 kW, que era de 82 dias, foi reduzido para 34 dias. Adicionalmente, a partir de janeiro de 2017, os consumidores poderão fazer a solicitação e acompanhar o andamento de seu pedido junto à distribuidora pela internet.

A Agência acompanhará de perto a implantação das novas regras do Sistema de Compensação e prevê que até 2024 cerca de 1,2 milhão de unidades consumidoras passem a produzir sua própria energia, totalizando 4,5 gigawatts (GW) de potência instalada.

Desde a publicação da Resolução em 2012 até outubro deste ano, já foram instaladas 1.285 centrais geradoras, sendo 1.233 (96%) com a fonte solar fotovoltaica, 31 eólicas, 13 híbridas (solar/eólica), 6 movidas a biogás, 1 a biomassa e 1 hidráulica.  (DV/DB)

About the Author

Compartilhe essa notícia

Independência Energética

Você irá gerar sua própria energia, sem interferir no meio ambiente! Chega de surpresas nas tarifas da sua conta de luz!

Energia Limpa e Sustentável

Maior potencial de fonte renovável de energia, não gera substâncias poluentes ao meio ambiente como produto final do processo de retirada da energia.

Proteção contra aumento de tarifa

Depois de instalar o sistema fotovoltaico você nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.

Consumo dia e noite

Durante o dia você gera energia além do que precisa e distribui para a rede elétrica convertendo-a em créditos para utilizar durante a noite.

Valorização do Imóvel

Estudos realizados nos EUA mostram que os imóveis com sistema de energia solar se valorizam em média 8%.

ABSolar

Associação brasileira de energia solar fotovoltaica.

ESCRITÓRIO CENTRAL

Le Monde Office
Av. das Américas, 3.500 - bl 04 sala 707 B
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
CEP: 22.640-102

CENTRO DE TREINAMENTO

Rua Minas Gerais, QD 01 Lote 03
Queimados - Rio de Janeiro
CEP: 26373-280

NEWSLETTER

Fique por dentro do mercado de energia solar e receba informações e novidades.


KWP energia solar 2022 - Todos os direitos reservados.