• Home
  • A Empresa
  • Projetos
  • Orçamento
  • Contato

Blog Post

0 Comment

Aneel aprova reajuste de tarifas da Ampla

10 mar 2016
admin

Efeito médio percebido pelos consumidores será de 7,38%. Valores começam a vigorar a partir do dia 15
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (8) o reajuste tarifário para a concessionária Ampla. Com isso, o valor da conta de luz deve ficar, em média, 7,38% mais caro. Os novos valores passam a ser aplicados a partir do dia 15, prazo previsto no contrato de concessão da Ampla, para cerca de 2,6 milhões de consumidores, em 66 municípios do Rio de Janeiro.

Segundo a publicação da Aneel, o efeito médio percebido para os consumidores é variável. Para o consumidor residencial e residencial baixa renda (cadastrados na tarifa social), identificado como baixa tensão, será de 6,91%. Para os consumidores identificados como alta tensão, como por exemplo as indústrias, esse efeito será de 7,89%. Já para os consumidores enquadrados nas classes média a variação fica em 7,38%.

Ainda de acordo com a resolução da Aneel, para o cálculo do reajuste foram considerados a variação de custos associados à prestação do serviço de manutenção e distribuição, assim como a aquisição e a transmissão de energia e os encargos setoriais. De acordo com a agência reguladora, para o cálculo dos custos referentes a atividade de distribuição a base utilizada é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que registra a inflação de preços de matérias-primas nos setores agrícola, industrial e de serviços finais, aferido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sobre a decisão, a Ampla informou que o percentual de reajuste ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, citando o IGP-M, com variação de 12,08%, e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerado o índice oficial da inflação no país, com variação de 10,42% no período.

Em nota, a concessionária ainda informou que a nova tarifa vai repor custos arcados pela distribuidora durante 2015, influenciados por fatores como a alta do dólar e o aumento das despesas com a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e que não possuíam cobertura tarifária.

O reajuste é pequeno perto do que foi aprovado no ano passado. Com a crise hídrica, a Aneel aprovou em 2015 um reajuste tarifário médio de 42,19%, com efeito médio percebido de 36,41% para os consumidores de baixa tensão, e de 56,15%, para os de alta e média tensão.

Bandeiras Tarifárias – Mesmo com o aumento, a previsão é de que a conta de luz fique mais barata este ano, já que está previsto para abril que no Sistema de Bandeiras Tarifárias, que determina o custo da energia conforme as condições de geração de eletricidade, passe a vigorar a bandeira verde, ou seja, sem acréscimo na tarifa. Já neste mês de março continua a vigorar a bandeira amarela, com acréscimo de aproximadamente R$ 1,50 por 100 kWh.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/aneel-aprova-reajuste-de-tarifas-da-ampla

About the Author

Compartilhe essa notícia

Independência Energética

Você irá gerar sua própria energia, sem interferir no meio ambiente! Chega de surpresas nas tarifas da sua conta de luz!

Energia Limpa e Sustentável

Maior potencial de fonte renovável de energia, não gera substâncias poluentes ao meio ambiente como produto final do processo de retirada da energia.

Proteção contra aumento de tarifa

Depois de instalar o sistema fotovoltaico você nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.

Consumo dia e noite

Durante o dia você gera energia além do que precisa e distribui para a rede elétrica convertendo-a em créditos para utilizar durante a noite.

Valorização do Imóvel

Estudos realizados nos EUA mostram que os imóveis com sistema de energia solar se valorizam em média 8%.

ABSolar

Associação brasileira de energia solar fotovoltaica.

ESCRITÓRIO CENTRAL

Le Monde Office
Av. das Américas, 3.500 - bl 04 sala 707 B
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
CEP: 22.640-102

CENTRO DE TREINAMENTO

Rua Minas Gerais, QD 01 Lote 03
Queimados - Rio de Janeiro
CEP: 26373-280

NEWSLETTER

Fique por dentro do mercado de energia solar e receba informações e novidades.


KWP energia solar 2022 - Todos os direitos reservados.